Os amortecedores têm como função controlar as oscilações da suspensão, mantendo as rodas do veículo em contato permanente com o solo estabilizando a carroceria do veículo, propiciando conforto, segurança, estabilidade e prevenindo o desgaste excessivo dos componentes da suspensão e pneus.
COMO ELES FUNCIONAM?
O amortecedor abre e fecha aproximadamente 2.600 vezes por quilômetro rodado, o que equivale dizer que aos 30.000 km completa 78.000.000 desses movimentos, produzindo desgastes em seus componentes internos.
Molas
Com o veículo em movimento todas as imperfeições da pista são absorvidas pelas molas. Uma lombada causa o fechamento da mola enquanto um buraco provoca sua abertura, no fechamento a mola irá absorver energia, que, ao ser liberada, será controlada pelo amortecedor, suavizando assim os movimentos de retorno da mola para a posição original.
Portanto, a mola é quem absorve grande parte dos movimentos recebidos pela suspensão. Dessa forma, se as molas não estiverem boas, as condições de conforto, estabilidade e segurança ficam seriamente comprometidas.
Quando devem ser substituídas?
Para as molas helicoidais a recomendação preventiva é aos 60.000km, pois é quando começam a dar sinais de fadiga. Já para os feixes de mola da linha leve, a troca preventiva é recomendada aos 70.000km, e para linha pesada, aos 150.000km. Normalmente o motorista só percebe o mau estado da suspensão quando o veículo apresenta muitos barulhos, trancos, perda de conforto e estabilidade. Porém, os efeitos das molas fadigadas são verificados por impactos constantes na suspensão, desgaste acentuado dos pneus, amortecedores e batentes. Quando as molas apresentarem sinais de batidas de elos, ferrugem, trincas, quebras ou apresentar frente ou traseira baixa em relação ao solo, bem como desnível lateral, deve-se trocar as molas, caso contrário sua segurança estará comprometida.