Freios

O sistema de freios constitui uma das partes mais importantes e vitais de um veículo, sendo projetado para dar o máximo de rendimento com um mínimo de manutenção. Corretamente conservado e ajustado, o sistema de freios proporciona ao motorista a garantia de uma frenagem segura, sob as mais diversas condições de tráfego.

 O sistema é composto pelos seguintes itens: pedal de acionamento, servo freio, cilindro mestre, reservatório de fluido, fluido hidráulico, interruptor do freio, válvulas equalizadoras, flexíveis, tubos de distribuição, pinças, pastilhas / lonas, discos / tambores, cilindros de roda, sapatas, alavanca de freio de estacionamento, cabos, etc.

Para a sua comodidade oferecemos profissionais bem treinados e peças das melhores marcas para um ótimo serviço garantindo sua segurança e de sua família.


 

CILINDRO

Esta peça é responsável pela distribuição da pressão pelo carro e é formado por dois pistões. Quando o pedal é acionado, ele empurra o pistão primário através de uma haste, pressionando consecutivamente o pistão secundário, aumentando a força no fluido do circuito. Se o cilindro apresentar problemas, a pressão interna deixa de existir, fazendo com que o motorista tenha que aplicar mais força no pedal e em casos extremos, o freio deixa de responder totalmente causando até mesmo acidentes.

DISCO DE FREIO

O disco de freio tem como função receber o atrito e diminuir a rotação da roda, fazendo com que o carro diminua a velocidade. Quando é acionada, esta peça sofre grande pressão, temperatura e atrito, sendo assim, seus principais problemas são decorrentes destas atividades.
Vibrações, diminuição da resistência ao freiar ou ruídos são sinais que o disco de freio deve estar desgastado e com a vida útil esgotada. Sendo assim, deve-se realizar a troca desta peça, a fim de evitar problemas mais graves ou até acidentes.

 

PASTILHAS DE FREIO

Na média o jogo de pastilha de freio dura cerca de 30 mil km, em condições normais de uso. Para sua segurança recomenda-se verificar o estado a cada 5 mil km, e ainda se possível uma checagem no sistema completo para verificar possíveis anomalias e avarias.
Em sua grande maioria as pastilha “avisam” quando é a hora da troca, através de uma chapinha metálica que vai esbarrar no disco de freio e produzir aquele chiado, ou sensor eletrônico que avisa o motorista diretamente no painel do veículo.
Após efetuar a troca das pastilhas de freio, tenha o cuidado nas freadas bruscas nos primeiros 300km, pois a mesma ainda estará assentando junto ao disco.

LONAS DE FREIO

As lonas de freio são usadas no sistema de freios a tambor. Seu desgaste esta ligado a diversos fatores e devem ser trocadas a cada 40 mil quilômetros na maioria dos carros. Na condução de veículo por estradas de barro, poeira ou transitar por lugares alagados, este prazo cai pela metade.
Por isso quando notar perda de eficiência nos freios do seu carro venha para o Centro Automotivo Amortece Choque e faça uma checagem nos tambores, lonas, e cabo do freio do seu veículo.

Lonas de Freio em Curitiba