Motor

O cérebro do carro é o motor, por isso, a atenção com esta peça deve ser redobrada. Alguns cuidados são essenciais tanto para o bom funcionamento do veículo como para a economia com combustível. Um exemplo para economizar na queima de combustível é a correta troca de óleo. O motorista não deve colocar o líquido além do nível indicado, pois o excesso acaba sujando as velas e o carro pode acabar perdendo potência e consumindo mais combustível.

Revisão e manutenção do veículo

A revisão é outro item fundamental para o bom funcionamento do veículo. A realização das trocas de componentes no prazo recomendado pelo fabricante previne futuros imprevistos.
A manutenção do filtro de óleo deve ser feita conforme a recomendação do fabricante do veículo, porém, é desejável que a cada troca de óleo, se faça também a troca do filtro.

O motorista não deve abrir nunca a tampa do reservatório de água com o motor quente. Isso acaba despressurizando todo o sistema, gerando bolhas de ar que podem prejudicar a circulação da água e, em uma situação extrema, levar ao superaquecimento do motor. Além disso, o costume de deixar o carro ligado no inverno para aquecer pode prejudicar o funcionamento do motor. Mesmo com o tempo frio a temperatura ideal é atingida mais facilmente com o carro em movimento.

Estas dicas permitem que o veículo tenha condições de seguir uma viagem tranqüila e obter melhor desempenho.
Na amortece choque você faz um check up completo do motor do seu carro e se necessário um orçamento sem compromisso com profissionais capacitados para um diagnostico preciso. 

LIMPEZA DE ARREFECIMENTO

O sistema de arrefecimento é responsável pelo controle da temperatura do motor, resultante do processo de ignição. A manutenção deve ser feita periodicamente e consiste na limpeza e na troca do liquido antigo por um novo. Esse processo deve ser realizado pois caso seu funcionamento não esteja correto, o motor trabalhara com a temperatura elevada, causando um maior desgaste e menor durabilidade dele.
Pode ainda ocorrer o enferrujamento do sistema de arrefecimento, ocasionando problemas no radiador e nas borrachas, já que com o tempo o liquido se torna ácido. Outro problema característico e o entupimento do cabeçote e do bloco. Como isso, o motor pode vir a fundir.

 

DESCARBONIZAÇÃO

Descarbonização consiste na retirada do carvão formado no cabeçote, nas válvulas de admissão e escapamento. Para isso retiram-se estas peças do motor, fazendo a limpeza manualmente ou com jatos de areia. Este serviço é realizado com intuito de prevenir a pré-ignição, que causa o funcionamento contínuo do motor.

Amortece Choque - Descarbonização em Curitiba
Retífica em Curitiba

RETÍFICA DE MOTORES

Feito através de máquinas (fresas, plainas, tornos, retificadoras), a retifica de motores consiste na manutenção do motor, com a função de reparar danos leves, derivados do uso habitual, aumentando assim a vida útil do motor. Processos como usinagem são aplicados em peças como o bloco, bielas, válvulas de admissão e escape, virabrequim, etc. Além da usinagem, a troca de peças, como juntas, pistões, bronzinas, retentores, pode ser necessária.

TROCA DE CORREIAS

Responsável pela sincronia entre o virabrequim e o comando de válvulas, a correia dentada ao quebrar-se, pode causar sérios problemas às válvulas e aos tuchos do motor. Sua quebra pode ser percebida imediatamente pois quando isso acontece, o carro para imediatamente. Sua troca é de baixo custo e pode evitar que o proprietário do automóvel tenha que trocar outras peças, com um custo muito mais elevado.

Amortece Choque - Troca de correia de carro em Curitiba
Amortece Choque - Troca de Óleo

 

TROCA DE ÓLEO

O óleo é a substância que diminui o atrito entre as peças do motor, o que consequentemente reduz o desgaste e aumenta a durabilidade dos itens. O óleo lubrificante também tem função de arrefecimento, ou seja, refrigera o motor e mantém a temperatura em nível adequado.